
É perigoso reaquecer espinafres e cogumelos?
Isto é um mito cujo prazo de validade já expirou. Ainda assim, é fulcral seguir algumas regras. Assim que espinafres cozidos e cogumelos arrefecem, devem ser imediatamente colocados no frigorífico e só podem ser reaquecidos uma vez. Bebés e crianças até aos 3 anos não podem comer espinafre aquecido. Porquê? Porque o nitrato bom do espinafre converte-se em nitrato à temperatura ambiente e isso pode levar a que bebés e crianças pequenas tenham uma intoxicação alimentar.

As partes verdes do tomate são tóxicas para o organismo?
Quando um tomate ainda não está maduro, tem partes verdes que contêm solanina. Consumir doses pequenas de solanina não tem problema, mas solanina em demasia pode causar dores de cabeça ou náuseas. E grandes quantidades podem mesmo ser perigosas. Por isso, é sempre preferível cortar as partes verdes do tomate, ou deixá-lo amadurecer até ficar todo vermelho.

Frescura é formosura?
É comum pensar-se que a fruta e os legumes se querem frescos, mas é habitual eles viajarem distâncias muito grandes desde o campo até à loja. Pelo caminho, eles perdem muita da sua vitamina C. O grau de frescura também depende se estiveram muito tempo guardados, como estiveram guardados e a que temperaturas estiveram expostos. Alimentos congelados podem ser uma boa alternativa - porque se os legumes foram congelados pouco tempo depois de serem colhidos, isso significará que eles vão manter muitos dos seus nutrientes saudáveis e naturais, como por exemplo, a vitamina C.

A gordura é sempre má?
Sejamos francos, as gorduras têm uma reputação muito má. Mas este é um conceito fora de prazo, até porque precisamos de gorduras para nos fornecerem energia. Ainda assim, assegure-se que consosme gorduras boas e saudáveis. Os vegetais contêm gorduras não saturadas que são, naturalmente, muito preferíveis às gorduras animais e saturadas. Essencialmente, quanto menos saturada for a gordura, mas rica a refeição fica. Por exemplo, a gordura naturalmente presente no salmão ou azeite são duas boas hipóteses de gordura não saturada que são consideradas gorduras "boas".

Vitamina C de Citrinos?
Os citrinos são frutos habitualmente pensados como a maior fonte natural de vitamina C. Contudo, a vitamina C está naturalmente presente em quase todos os alimentos. Exemplificando, comparemos um limão, que tem cerca de 50mg de vitamina C por 100g a 100g de bagas de rosa, que têm cerca de 1250mg de vitamina C, ou 100g de morangos, que têm 65mg de vitamina C, ou até a pimentos que têm 100mg e couve, que tem 105mg. Se não tem laranjas ou limões em casa, pode sempre virar-se para os legumes.